Artigos Paroquiais

13

mar

Três itens essenciais para o músico católico

Por Autor

O que é preciso na formação de um bom músico católico?

A oração, o discernimento – fruto dessa oração – e o estudo, tanto musical quanto da Palavra de Deus e dos documentos da Igreja são itens essenciais na formação de uma músico de Deus. Todos esses itens são interligados, e o discernimento, que se origina do primeiro deles, deve gerar a busca pelo aperfeiçoamento e deixar o coração mais parecido com o de Jesus: manso, humilde e dócil à vontade do Senhor e à ação do Espírito Santo.

Quando falamos em aperfeiçoar-se, não nos referimos somente às técnicas musicais, mas também ao coração, às técnicas da prática do amor, da doação, da unção, e a capacidade de compreender o próximo, para assim tocar a música certa, no momento certo, sem equívocos.

A cada época, é preciso preparar-se para atender as necessidades do corpo de Cristo – a Igreja – quanto à evangelização. Eu e você, como músicos, precisamos dar qualidade à nossa música, para atender as necessidades da evangelização nos dias de hoje.

Lembro que quando comecei a tocar nos grupos de oração, em 1992, a música, na minha região, era muito simples. Existiam poucos ministérios de música bem estruturados, mas, para a época, tudo parecia ótimo. Hoje muitas coisas mudaram, e também a forma de atrair o povo para Deus precisou mudar. Veja bem, a Igreja não mudou, mas a forma de transmitir o Evangelho precisa ser sempre atualizada, a fim de atingir o maior número de pessoas em cada época, mas sempre levando em consideração a verdade do Evangelho e a rica doutrina da Igreja.  Mas, como diante de tantos desafios e inovações, atender as necessidades de evangelização da Igreja Cristã?

É um trabalho árduo. Quando nos aprofundamos em nosso chamado e nos tornamos músicos evangelizadores, tocar deixa de ser um passatempo e torna-se um serviço comprometedor, de grande responsabilidade. Nossa missão é devolver o povo para Deus, atraí-lo para Ele – não para mim, para as minhas apresentações, e sim para Deus e para a Igreja. Quando conseguirmos isso, o Senhor fará o restante.

Fonte:

André Florêncio

André Florêncio, natural de São Paulo (SP), é membro da Comunidade Canção Nova desde 2006, participa do Ministério Amor e Adoração e autor do livro: Música, chamado e serviço.

13 jun, 2018

Por Pascom - Fonte Canção Nova

Os Milagres de Santo Antônio.

16 maio, 2018

Por Pascom

O MAIS ELEVADO – FAMÍLIA

9 maio, 2018

Por Pascom - Fonte: Canção Nova

A confissão é o caminho que nos aproxima de Deus

4 abr, 2018

Por Pascom - Fonte: Vaticano News

Papa Francisco: Catequese sobre a Missa – Ritos Finais

2 abr, 2018

Por Pascom- Fonte Canção Nova

O serviço na Igreja necessita de doação do nosso tempo

14 fev, 2018

Por Fonte: Canção Nova

A origem da Quaresma

13 out, 2017

Por Pascom - Fonte: Radio Vaticano

Papa pede que cristãos sejam vigilantes para não cair na mundanidade

10 out, 2017

Por Pascom - Fonte: Rádio Vaticano

Vaticano anuncia programa da viagem do Papa a Mianmar e Bangladesh