Notícias

5

out

CURTIR OU COMPARTILHAR?

Quem nunca chegou a algum lugar, cumprimentou as pessoas e notou que todos permaneciam concentrados em seus smartphones? Ou percebeu, em um passeio com os filhos, que eles estão mais preocupados em tirar selfies (autoretratos) para publicar nas redes sociais do que apreciar o lugar  e a companhia? Ou, ainda, sentiu em si mesmo uma certa falta de concentração e impaciência para leituras longas? 

Posturas como essas são recorrentes em uma sociedade que consome cada vez mais informação através da telinha, seja ela no monitor do computador, da TV ou do celular. Muitas pessoas ignoram completamente o que está acontecendo ao redor e parecem não ser capazes de interagir com alguém ou realizar uma única atividade durante um período prolongado. A filosofia do carpe diem (”aproveite o momento”), eternizada pelo poeta romano Horácio, parece ultrapassada; mais vale compartilhar por meio das redes sociais o momento vivenciado do que de fato aproveitá-lo no instante em que ocorre.

Nos últimos anos, muitos estudiosos e pesquisadores voltaram-se para os efeitos que o consumo, o excesso de informação e acesso a tecnologias cada vez mais avançadas têm causado nas novas gerações, em especial o déficit de atenção e o vício em aparelhos eletrônicos e na internet.

Essa revolução digital, de certa forma, tem remodelado o funcionamento do cérebro de crianças e adolescentes, tornando-as mais hábeis para executar tarefas múltiplas, mas prejudicando o poder de concentração. Segundo o psicólogo Daniel Goleman, da Universidadede Harvard, nos Estados Unidos, a tecnologia captura nossa atenção e interrompe nossas conexões. O excesso de informação, aliado à tecnologia, gera distrações frequentes e, assim, surge uma geração sem foco.

No entanto, Goleman afirma que a atenção e a concentração podem ser exercitadas. Sem foco não se mantém uma dieta, um emprego nem boas relações interpessoais. Uma pessoa focada, segundo o especialista, tem consciência de que seus atos impactam o mundo todo.

Fonte: Revista Ave Maria

18

out

18 de Outubro – São Lucas

Estamos em festa na liturgia da Igreja, pois lembramos a vida e o testemunho do evangelista São Lucas.
8

out

08 de Outubro – São Luis Beltran

Luis Beltran nasceu em Valência (Espanha) em 1526, e foi o tipo de jovem aventureiro, aberto aos desafios. Obediente a voz do Senhor, venceu a oposição do pai e ingressou na Ordem Dominicana para ser sacerdote....
7

out

07 de Outubro – Nossa Senhora do Rosário

A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.
4

out

04 de Outubro – São Francisco de Assis

Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos. Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar...
1

out

01 de Outubro – Santa Teresinha do Menino Jesus

“Não quero ser santa pela metade, escolho tudo”.
30

set

30 de Setembro – São Jerônimo

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande “tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras”: São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja.
27

set

27 de Setembro – São Vicente de Paulo

“Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mat 22,37.39).
26

set

26 de Setembro – São Cosme e São Damião

Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.